As crianças e adolescentes do projeto Integrar Arte e Vida, realizado no núcleo de Cubatão, onde são oferecidas através da Associação Nacional de Esportes, aulas de ballet, caratê e futsal, receberam na segunda (27), quimonos e material esportivo para utilizarem durante as atividades. O projeto é realizado na Associação de Melhoramentos, na comunidade da Vila dos Pescadores e na Unidade Municipal de Ensino Padre Antônio Olivieri, no Jardim Casqueiro.
Na Associação de Melhoramentos, sempre com o sorriso no rosto, Agatha Talita Ponciano, 10 anos, esbanjou animação durante toda a aula. “Estou feliz, comecei no ano passado, a professora é muito legal, ela ensina e também deixa a gente brincar”. A simpática bailarina já tem até o movimento preferido. “O que mais gosto de fazer é o petit battement”.
Já a pequena Pérola Castro, de apenas 3 anos, estava fazendo a sua primeira aula. Com brilho de orgulho nos olhos, a mãe, Edna Castro, explicou o motivo da participação da filha. “Ela pede todos os dias para fazer ballet e agora abriu vaga para a idade dela, Gosta tanto que fica assistindo sempre na televisão e no Youtube, depois faz em casa sozinha. Agora vai poder aprender com uma professora”.
As atividades na Unidade Municipal de Ensino Padre Antônio Olivieri são no contraturno escolar, com aulas de caratê, dança e futsal. Isaque Riquelme Feliz Santos, 11 anos, é cadeirante devido a paralisia cerebral, mas isso não o impediu de participar das aulas de caratê. “Eu gosto muito das aulas, era meu maior sonho. Estou aqui com os meus melhores amigos e o professor é bem legal”.
Parceria
A diretora da Escola, Graciete Simões David, destacou a importância do Projeto. “Essa parceria envolvendo uma associação não governamental, uma empresa privada e o Município é de grande valia para todos, mas principalmente para as nossas crianças. Elas estão evoluindo, o esporte é corpo mente e alma. As atividades são aquelas que despertam o interesse dos alunos, com isso temos a união através do esporte para o bem comum destas crianças e adolescentes.
Lisiane Feltraco, coordenadora de Gestão Social da CMOC, esteve presente. “ A CMOC acredita no potencial transformador das pessoas, por isso incentiva e apoia boas propostas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades dos municípios onde possui operações. Ao visitarmos os projetos Integrar Voleibol e Integrar Arte e Vida foi possível ter a certeza de que estamos no caminho certo. É perceptível a aceitabilidade dos projetos nas comunidades, o quanto que as crianças e jovens os valorizam e o engajamento das famílias que incentivam a participação. Quando o incentivo vem de casa tem tudo para dar certo, faz com que os filhos acreditem, sonhem e tenham orgulho de fazer parte.
O Projeto Integrar Arte e Vida em Cubatão atua na Vila do Pescadores e na Escola Olivieri numa gestão compartilhada através da Secretaria de Educação. A Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, tem como benefícios contratar professores especializados para desenvolver todo esse trabalho, oferecendo essas modalidades para essas crianças e adolescentes.
Atualmente são atendidas no Núcleo 330 crianças, de cinco a 17 anos, nas aulas de caratê e dança. O Projeto Social Integrar Arte e Vida na Vila dos Pescadores e no Jardim Casqueiro, em Cubatão, tem patrocínio da CMOC Brasil com base na Lei de incentivo ao Esporte do Governo Federal