Os 40 alunos do projeto Integrar Voleibol, da Unidade Municipal de Ensino Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá, em Cubatão, tiveram mesmo durante as férias escolares a oportunidade de participar de um Festival na quadra da escola. O evento também contou com a participação de alunos do Projeto do Centro Esportivo Armando Cunha.
Entre os alunos, Loran Victor dos Santos Pinheiro, 9 anos, foi um dos que mais se divertiu. “O professor é muito legal, é bom poder jogar com os amigos”. O pai, David Pinheiro Bezerra, 33 anos, aprovou. “Um bom projeto, estimula as crianças a saírem da rua e não ficarem pelas esquinas, onde podem estar se envolvendo com coisas ruins. Aqui estão praticando um esporte e acabam desenvolvendo o diálogo, isso também diminui o tempo com celular e televisão”.
A Ilha Caraguatá localizada entre o Rio Casqueiro e a Rodovia dos imigrantes, fica afastada dos outros bairros de Cubatão. O professor do Projeto, Aurélio Gustavo Pedron, explica. “As crianças tem uma dificuldade geográfica de praticar uma modalidade esportiva em outros ambientes. Podemos dizer que não são eles que vão até o esporte, mas o esporte que vai até eles. Depois que experimentam se apaixonam e passam a se dedicar”.
Maria Joseli, assistente de direção da Escola está satisfeita. Estamos num bairro isolado os projetos desenvolvidos aqui de vôlei e handebol são importantes para os alunos da comunidade. O esporte tira as crianças da rua, trazendo regras, alegria, comunicação e as insere. Aqui está sempre movimentado e com quadra cheia. Esporte e educação andam juntos.
O projeto Integrar Voleibol na Unidade Municipal de Ensino Rui Barbosa, tem o patrocínio da Petrocoque, com destinação de recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte, através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte. O gerenciamento é da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (ANDEE) com apoio da Prefeitura de Cubatão.