Os 165 alunos da dança, judô e esportes do projeto Integrar Arte e Vida, realizado no núcleo E.E. Philomena Cardoso de Oliveira, no Guarujá, seguem firmes nas atividades, que são oferecidas através da Associação Nacional de Esportes.
A escola está localizada no Bairro Pae Cará, região da Prainha, por ser área de invasão, existe a passagem de linha férrea entre moradias. Isso torna as aulas um atrativo, sendo melhor do que brincarem em local perigoso, já que tem históricos de acidentes.
A professora Andrea Regina Lara, destaca o envolvimento das alunas durante as aulas. “As atividades estão sendo bem produtivas, a dança envolve um universo amplo, é arte, atividade física, integração em grupo. Além disso, trabalho a coordenação motora, consciência corporal, ritmo, musicalidade. Por ser início de ano, tudo aos poucos, inclusive os conceitos básicos do ballet, com as mais novas, tudo é bem lúdico. O resultado está sendo ótimo, o Projeto está lá para isso”.
O projeto Integrar Arte e Vida trabalha em parceria com as secretarias da Educação dos municípios atendidos. A destinação de recursos do núcleo da E.E. Philomena Cardoso de Oliveira é através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.