A garotada do Projeto Integrar Arte e Vida, da E.E. Philomena Cardoso de Oliveira, no Guarujá, tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação, nesta terça (12), na quadra onde são oferecidas, aulas de dança, judô e futsal.
Santiago Vieira Basante, 11 anos, faz aulas de futebol e judô, e falou sobre as atividades. No judô você tem de derrubar o seu colega, o seu adversário. Já no futsal, tem correr e se movimentar. O esporte é algo que a gente precisa para a vida, sem isso fica sem graça, aqui tem a comunhão com os amigos, além fazer bem para nossa saúde. Eu queira que todas as escolas tivessem isso, não só nas aulas de educação física”.
As aulas são no contraturno escolar, as crianças além aprenderem e realizar a prática esportiva, podem ficar por mais tempo na Escola, que não tem nenhum custo, assim como também os pais. Os professores são especializados, em cada uma das modalidades.
A Escola fica no bairro do Pae Cará, na região da Prainha, uma área de invasão, onde existe a passagem de linha férrea entre moradias. Esse foi um dos motivos que levou o Projeto Integrar Arte e Vida, a realizar atividades. No local são atendidos 155 alunos.
O projeto Integrar Arte e Vida trabalha em parceria com as secretarias da Educação dos municípios atendidos. A destinação de recursos do núcleo da E.E. Philomena Cardoso de Oliveira, é através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, do Governo Federal.