Os alunos da E.E. Philomena Cardoso de Oliveira, no bairro do Pae Cará, no Guarujá, contam com um núcleo do Integrar Arte e Vida, onde são atendias 155 crianças, com aulas de dança, judô e futebol. As atividades são realizadas no contraturno escolar, mantendo desta forma as crianças por mais tempo na Escola, que não tem nenhum custo, assim com os pais.
Além das aulas, os professores proporcionam durante o ano, proporcionam ao aluno apresentações, de forma que possam mostrar aquilo que aprendem durante as atividades. A mais recente foi a da turma do judô. Os alunos fizeram uma apresentação mostrando os golpes que já dominam, para a diretora e vice-diretora da Escola.
O professor Thiago destaca a importância dessa ação. “Os alunos passam o ano aprendendo e treinando, quando tem a oportunidade de mostrarem aquilo que estão fazendo nas aulas, gera uma motivação ainda maior. Ficam mais concentrados durante as atividades, e claro que também faz com que sintam o reconhecimento pela que aprenderam, Sem dúvida nenhuma que contribui para o desenvolvimento deles”.
A escola está localizada no Bairro Pae Cará, na região da Prainha, por ser área de invasão, existe a passagem de linha férrea entre moradias. Isso torna as aulas um atrativo, sendo melhor do que brincarem em local perigoso, já que tem históricos de acidentes. Por se tratar de uma área de vulnerabilidade social, a Associação Nacional de Esportes, realiza o Projeto neste local.
O projeto Integrar Arte e Vida trabalha em parceria com as secretarias da Educação dos municípios atendidos. A destinação de recursos do núcleo da E.E. Philomena Cardoso de Oliveira é através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.