O sábado (30) foi especial para 19 meninos e meninas das aulas de caratê, do projeto Integrar Arte e Vida, realizado no núcleo de Cubatão, pela Associação Nacional de Esportes. Eles participaram do Festival MOVE de Karatê-do, no ginásio do Sesc, em Santos. O evento teve como objetivo contribuir com a disseminação do esporte em nossa região, utilizando a modalidade como estratégia de intervenção, integrando a programação da Semana Move Brasil 2023.
O professor Lúcio Júlio Lima, falou sobre a participação dos alunos. Foi muito importante levar nossas crianças, colocaram em prática tudo que aprendem durante as nossas aulas. Além disse conheceram outras equipes e outras crianças, que praticam o caratê, mas de estilos diferentes. Também foi a oportunidade com conhecer um novo espaço, em lugar diferente. Esse tipo de evento proporciona o desenvolvimento da autoconfiança, paciência, disciplina e perseverança.
Valnisia Silva, 37 anos, desempregada, mãe do Bernardo Nunes Silva, 6 anos, gostou. “Chega se ser emocionante o trabalho do professor e o desenvolvimento das crianças, parabéns para todos. É gratificante ver a alegria de cada um dos alunos, ver que eles podem ir muito além do que eles acham ou acreditam. Estão de parabéns, além de merecerem, são muito mais fortes do que pensam”.
O Projeto Integrar Arte e Vida em Cubatão, atua na Vila do Pescadores e na Escola Olivieri, numa gestão compartilhada, através da Secretaria de Educação. A Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, tem como benefícios contratar professores especializados para desenvolver todo esse trabalho, oferecendo essas modalidades para essas crianças e adolescentes.
Atualmente são atendidas no Núcleo 330 crianças, de cinco a 17 anos, nas aulas de caratê e dança. O Projeto Social Integrar Arte e Vida na Vila dos Pescadores e no Jardim Casqueiro, em Cubatão, tem patrocínio da CMOC Brasil, com base na Lei de incentivo ao Esporte do Governo Federal.