A maioria dos meninos sonham em ser um jogador de futebol, mas existe um longo caminho a ser trilhado, mas Paulo Henrique Corrêa, 12 anos, aluno do Projeto Integrar Arte e Vida, já está dando os primeiros passos. O goleiro que estuda e fazia as aulas modalidade na UME Pedro Crescenti, na Vila Telma, em Santos, fez um teste foi aprovado na Ferroviária, em Araraquara.
Paulo Henrique foi um dos destaques da Escola na 19ª Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, onde os alunos tiveram um grande desempenho, conseguindo ficar entre os oito melhores, ao chegar nas oitavas de final da competição, que contou com 48 equipes, no masculino.
A mãe, Adriana Corrêa, trabalha como ambulante, e fala sobre as aulas no Integrar Arte e Vida. “Gratidão e orgulho desse Projeto, professores dedicados, além das aulas levam as crianças para jogar. Sempre tem lanche após o treino e quando jogam também, um momento especial de confraternização. Na Zona Noroeste muito não tem condições de pagar para fazer aulas. Tenho orgulho do meu filho ter participado de algo assim aqui, A Zona Noroeste é um lugar aconchegante, vivemos aqui”.
O professor, Ademir Aguiar, que já foi jogador profissional, elogia o seu goleiro. “Sempre gostou de treinar, teve destaque depois da Copa TV Tribuna, tem como objetivo ser profissional. Ficamos felizes por ele, merece, mas nossa maior preocupação é tirar as crianças da rua, lá temos muitas que são carentes, e em vários sentidos. Nosso objetivo é formar o cidadão, ser jogador de futebol é uma consequência”.
Paulo Henrique já está morando em Araraquara, a mãe e a irmã, só vão no ano que vêm. O garoto mostra reconhecimento pelas pelos que o ajudaram. “Sou muito grato aos professores Ademir e Bruno e também por ter participado da Copa TV Tribuna, assim como de outros campeonatos. Tenho uma sensação muito boa, sinto que estou no caminho certo. Agora é focar, vai começar o Campeonato Paulista, sábado vamos jogar contra o Rio Claro, daqui há dois meses já tem outra competição, agora vai ser assim”.
O projeto Integrar Arte e Vida, na UME Pedro Crescenti, é gerenciado pela Associação Nacional de Esporte (ANE) em parceria com a secretaria de Municipal da Educação de Santos.