Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida”, um sucesso esportivo e de solidariedade

O cenário não poderia ser melhor, uma manhã de sol, temperatura agradável, num domingo (1) no Dia Mundial do Trabalho. Foi nesse clima e com grande festa que foi realizado o Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida”, com saída e chegada no Parque Anilinas, o trajeto teve cerca de 10 km, percorrendo as principais avenidas de Cubatão. Mais de 1.000 pessoas participaram, muitas famílias marcaram presença no evento.

Aldimere de Lima Andrade, 42 anos, analista administrativa, moradora da Vila Nova, levou os dois filhos, Heitor, 5, na cadeirinha e Gabriel, 8, que foi pedalando. “Achei muito legal acho que a Cidade devia fazer isso mais vezes, programa para a família, maravilhoso. O dois ficaram animados, o mais velho que adora pedalar estava torcendo para não chover, deu certo”.

O aposentado Gilberto Lopes de Oliveira, 65 anos, veio de São Vicente. “Eu gosto muito de atividade física, faço musculação e pedalo todos os dias. Vim pela confraternização com as pessoas, mas também pela saúde, acho que é fundamental. Espero que tenham mais como esse, as cidades da região são integradas, as ciclovias ajudam bastante”.

As inscrições do Passeio Ciclístico foram gratuitas e feitas através de site específico para o evento e com ampla divulgação. Os 1.000 mil primeiros inscritos ganharam um kit com camiseta, squeeze, mochila e medalha de participação. Todos doaram de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), que foi doado para o Fundo Social de Cubatão. Mesmo que não estava inscrito pode participar, no final do evento foram sorteadas duas bicicletas para os inscritos.

Patrocínio

O projeto contou com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio do Instituto Usiminas, que foi representado pela sua produtora executiva, Patrícia Limeres. “Para nós é motivo de muita alegria, reflexo real de uma retomada de atividades presenciais. Todos fomos privados de uma série de coisas, inclusive dessa integração social. A Usiminas e o seu Instituto acreditam no esporte e atividade física como instrumentos de melhoria e qualidade de vida”.

Aprovado

O prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira, que fez todo o percurso pedalando, ficou satisfeito. “É uma festa celebrada no dia do trabalhador, me chamou atenção o grau de organização que os ciclistas tem. Os grupos fechados pedalam juntos, e nesses eventos todos se unem e fazem esse espetáculo. A bicicleta não é apenas para o passeio, mas um meio de transporte limpo. Hoje ouvi muitas sugestões em relação ao que se pode melhorar, inclusive a respeito de melhorias e isso é muito bom”.

O Passeio Ciclístico “Pedalando Pela Vida” foi realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE), com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas. Os recursos para a iniciativa foram provenientes da Lei Federal do Incentivo ao Esporte, através do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte.